COMO FUNCIONA?
Primeiro falaremos um pouco sobre a intenção da jogada. A Zone Read,ou leitura de Zona em Português,consiste em ler o Defensive End que fica do lado oposto ao que o RB irá correr com a bola. Se ele perseguir o RB,o Quarterback deve manter a bola na maioria das vezes e aproveitar o espaço deixado pelo defensor (geralmente esse defensor é chamado de jogador ''desbloqueado'',pois a linha ofensiva não irá bloqueá-lo),já se o DE manter-se em sua zona,o Handoff (passada de bola do QB para o RB) deve ser executado. Ela funciona bem com a formação SPREAD,na qual os recebedores se espalham pelo campo,diminuindo o número de jogadores pelo meio.
O Quarterback,na imagem acima,escolhe entre continuar com a bola e correr ou fazer o handoff pro Running Back,baseado em como reage o jogador circulado.
NFL
Geralmente a zone read não é eficiente na NFL pois os jogadores de linha defensiva e defesa em geral são muito atléticos e reagem rápido a esse tipo de jogada. Tim Tebow e os Broncos usaram essa jogada na temporada de 2011 com relativo sucesso,levando o time ao divisional round, como pode-se ver no vídeo abaixo no minuto 3:01:
VARIAÇÕES
Essa é uma jogada que abre muitas possibilidades,é fácil montar um playbook inteiro somente com jogadas baseadas na zone read.
Aqui temos um jogo entre Oregon e USC,a zone read é consagrada em Oregon e é utilizada como jogada base do playbook ofensivo do Chip Kelly.
Nem sempre o jogador a ser lido é o Defensive End,o jogador desbloqueado será lido (ele será desbloqueado propositalmente),nesse caso específico o DT alinhado de frente para o Left Guard:
Lê-se a reação do jogador circulado |
Abaixo, o jogador lido: DT de Frente para o Right Guard (LDT)
Mesma jogada vista das sidelines:
Esse ótimo documentário sobre o ataque de Oregon,mostra duas jogadas base do playbook a Inside Zone Read,e a Outside Zone Read,recomendo bastante pra quem deseja se aprofundar no assunto.
Inside Zone Read
Outside Zone Read
Para quem souber Inglês fica a dica de uma boa leitura:
Agora que você já conhece,fica muito mais divertido acompanhar um jogo de Oregon,por exemplo.
Fiquem com um jogo entre Oregon e LSU (2011)